Os trabalhadores de Asseio e Conservação de Londrina, pertenciam a base territorial do Sindicato Estadual que hoje é o SIEMACO – Estadual. Essa condição permaneceu até julho de 1986 quando as sindicalistas Rosane Hasselman e Maria Donizetti Teixeira, deram o primeiro passo no processo de organização dos trabalhadores de asseio e conservação de Londina, e em 13 de agosto de 1986 foi instalada a sub-sede do Sindicato Estadual, e em 01 de novembro de 1988 foi fundado o sindicato da categoria, onde permanece até hoje.

Nessa época a entidade era localizada à rua Duque de Caxias, 3010, 2º andar, sala 204. O segundo endereço do Sindicato foi na rua Uruguai, 1039 e posteriormente mudou para a rua Maranhão, 65. Desde 2007 o Siemaco Londrina está situado na Rua Sergipe, 1040, no centro da cidade.

Dentre os valorosos companheiros e companheiras, não se pode deixar de fazer o registro das diretoras do sindicato a senhora Cleonilda Batista Torres e a senhora Tereza Vila de Oliveira que desde o início foi parte permanente das lutas do sindicato. A abrangência da base territorial do sindicato, atinge uma parte da região norte do estado.

A categoria tem um perfil de consciência sindical elevada em relação à média nacional, conseqüência das lutas realizadas. A base atual é composta de 1500 trabalhadores e o número de filiados gira em torno de 470. A rotatividade de mão-de-obra, fruto da situação econômica recessiva, pela qual atravessa o país, deve ser considerado como uma das causas maiores de não se conseguir um maior nível de sindicalização na imensa maioria das entidades sindicais.

No dia 31 de março de 2003, assumiu a nova diretoria do sindicato tendo em sua frente como presidente da entidade a companheira Izabel Aparecida de Souza, a qual com uma nova visão acalenta um sonho de ter a sua sede própria, como o próprio trabalhador tem o sonho de ter a sua casa própria.

O sindicato agora com uma nova filosofia, procura trazer cada vez mais o trabalhador para junto de si. Em parceria com a FEACONSPAR – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação a qual dá todo o respaldo, já conseguiu mudar muito o quadro administrativo do sindicato, trazendo com isto cada vez mais benefícios para o trabalhador. A exemplo disso, entrega de material escolar a todos os filhos de associados menores de 18 anos, Show de Prêmios, e comemoração ao Dia da Mulher.

Isso é um pouco da história até os dias atuais, do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina.

Izabel Aparecida Petit Maitre
Presidente